segunda-feira, 11 de abril de 2011

REFORMULE BRINCADEIRAS ANTIGAS E CAIA NA FARRA

Continuando as reflexões sobre o novo interagindo com o antigo,
algumas  sugestões de Luiz Carlos Guimarães, dono da empresa de monitores Alvo.

A dica de Guimarães para incentivar a participação da garotada em brincadeiras tidas como antigas e que fizeram parte da vida de muitos pais e avós é investir em reformulações.
Confira algumas ideias:

BATATA-QUENTE:
Para atrair a atenção das crianças, divida-as em grupos. Peça que os times escolham um nome e façam um grito de guerra seguindo um tema (animal, fruta, futebol, por exemplo). Uma forma de aumentar a participação individual é solicitar que cada jogador invente um apelido, também seguindo o assunto proposto.

Depois da descontração, começa a antiga brincadeira batata-quente. Um dos participantes conta até 20, por exemplo, enquanto os outros formam uma roda, cantam ("Batata-quente, quente, quente... Queimou") e passam uma bexiga ou bola. "É mais interessante a bexiga, porque dá mais trabalho passá-la", recomenda o monitor Guimarães. Quando o tempo acabar, quem estiver com o objeto fica responsável por contar o tempo na próxima rodada.

ESCONDE-ESCONDE:
A dica para diferenciar da antiga brincadeira é que as regras sejam invertidas. Enquanto o esconde-esconde tradicional pede que os pequenos se escondam e uma pessoa o procure, a modalidade reformulada propõe que a criançada toda tente localizar um participante. Quem o achar deve se esconder com ele, até que sobre apenas um na busca. O último é o que se esconderá sozinho na etapa seguinte.

QUEIMADA:
A brincadeira reformulada pede que todas as crianças fiquem em um mesmo espaço, havendo ou não divisão de equipes. No entanto, a meta continua a mesma: "queimar" o adversário jogando uma bola leve.

Pode correr para não ser queimado, mas quem estiver com a bola tem de arremessá-la sem sair do ponto em que a pegou. Os atingidos devem se agachar e têm duas chances de voltar ao jogo: se alguém lhe passar a bola ou se conseguir pegá-la sem se levantar ou deixar o local onde está. Vence o último que permanecer no jogo ou, no caso de times, o que menos contabilizar pessoas queimadas no final.

BRINCADEIRAS DE RODA:
O monitor Luiz Carlos Guimarães recomenda para menores de 8 anos a brincadeira do "lenço atrás" reformulada, ganhando o nome de pato-ganso. O jogo antigo solicita que os pequenos se sentem formando um círculo e cantem uma musiquinha ("Corre, cutia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moço bonito do meu coração..."), enquanto um participante dá voltas por fora da roda e deixa um lenço atrás de uma criança.

Assim que a escolhida percebe, tem de pegar o outro antes que se sente em seu lugar. Se o alcançar, o pegador passa a ser fugitivo e tem de se sentar antes do colega. A adaptação sugerida é a seguinte: o participante que fica do lado de fora da roda tem de andar e tocar na cabeça de todos dizendo a palavra "pato". Quando falar "ganso", o jogador escolhido se levanta e tenta pegá-lo.

A proposta para os maiores de 8 anos é que formem duplas, sendo que um participante senta no chão e o outro fica ajoelhado atrás. As duplas têm de se posicionar formando um círculo. Uma pessoa deve estar ajoelhada sem ninguém na frente e sua meta é conquistar um parceiro. Para isso, tem de piscar para quem estiver sentado, sinal que indica que deve se levantar e ficar em sua frente. Os que estão ajoelhados têm de ficar atentos para impedir que os colegas os deixem. Portanto, quando notarem as piscadelas, precisam colocar a mão sobre o ombro do amigo, impedindo-o de sair do lugar.

Leia esta notícia no original em: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário